AULA #02 | Cursos
- Toró de idéias.
- 25 de set. de 2017
- 4 min de leitura
Nessa segunda aula tivemos uma breve explicação sobre alguns cursos, entre eles "Engenharia de Software,Ciência da Computação e Sistemas de Informações". Decidimos ir atrás para pesquisar e ter uma melhor definição sobre cada um.
Engenharia de Software
O engenheiro de software se destina a desenvolver softwares e programas computacionais.. Desenha e testa novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão. Da origem aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas embarcados e sistemas específicos, como médicos e bancários, de forma a aumentar seu desempenho e produtividade. O bacharel também pode atuar em empresas públicas ou privadas, na área de inovação em startups e em grandes companhias de tecnologia.
Quem trabalha nesta área pode: Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, jogos e softwares,ou na parte de gerenciamento de negócios e projetos de empresas de computação e software.
O curso aborda os principais fundamentos da computação com foco na construção, no gerenciamento e na manutenção de softwares. No currículo constam conteúdos de engenharia e matemática, além de gestão da produção, conceitos e arquitetura de programas. No início, as disciplinas são introdutórias à engenharia e à programação e incluem matemática, lógica e algoritmos. No meio do curso, o aluno tem contato com todas as etapas da produção de um software. Nos últimos semestres, ele lida com especificações para dispositivos móveis, web e jogos, por exemplo. A realização de estágio e um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Duração em média de 4 nos.
Ciência da Computação.
Este curso se atem, fundamentalmente, na preparação de programas de informática. Estuda as necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. Cria ferramentas da informática, dos softwares mais básicos, como os usados para controle de estoques, até os mais complexos sistemas de processamento de informações. Também dá assistência aos usuários, manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet. Pode, ainda, implantar e gerenciar bancos de dados e instalar sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.
Quem atua nesta área pode: Aumentar o desenvolvimento de programas de computador que organizam e classificam informações. Preparar programas, dentre eles jogos de computador.Divulgar e vender software e hardware. Analisar e planejar novos produtos. Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores.
O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, eletricidade e fundamentos da computação. Fique preparado para atuar com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão, particularmente no domínio do idioma inglês. Linguagens de programação, sistemas de hardware e software, banco de dados, redes, robótica e computação gráfica também fazem parte do currículo. A maioria dos cursos inclui na grade curricular disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monógrafa. Curso com duração média de 4 anos.
Sistemas de Informação

Commentaires