AULA #10 | B.I - Business Intelligence
- Thales Navasques
- 30 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Podemos dizer que o B.I (Business Intelligence) é um “canhão” muito potente -um grande diferencial uma Guerra- para a execução bem sucedida de uma estratégia.
O B.I nada mais é que a coleta, a organização , a analise, o compartilhamento e o monitoramento de informações que de alguma forma, podem trazer um grande suporte para a gestão de uma empresa.
Também é um conjunto de ferramentas, processos e tecnologias para o auxilio da transformação de uma grande quantidade de dados brutos em informações para tomadas de decisões estratégicas.
Primeiro passo é a coleta de dados, com Data Warehousing. Assim podemos criar um deposito de dados central: um armazém de dados.
Logo após a criação desse deposito, começa o Data Mining, a mineração desses dados coletados. A mineração busca achar padrões consistentes para detector relacionamentos e novos subconjuntos, para extrair informações privilegiadas.
Analisar (ANALYTICS) os dados coletados, geram relatórios (REPORTING) detalhados para esclarecer o cenário.

ETL: do inglês Extract, Transform and Load, é o principal processo de condução dos dados até o armazenamento definitivo no DW. É responsável por todas as tarefas de extração, tratamento e limpeza dos dados, e inserção na base do DW.
Data Mart: trata-se de um subconjunto de informações do DW que podem ser identificados por assuntos ou departamentos específicos. Um conjunto de Data Marts compõe o DW.
OLAP: do inglês On-line Analytical Processing, se refere as ferramentas com capacidade de análise em múltiplas perspectivas das informações armazenadas.
VIDEO EXPLICATIVO PARA MAIOR COMPREENSÃO DO B.I
O que é BI - Business Intelligence (Guia Definitivo)
O profissional nesse universo de "Business Intelligence" deve se atentar a alguns detalhes importantes para uma boa atuação. Buscar resultados da capacidade de detectar oportunidades de negócios e associar seus levantamentos numéricos a eventos de sucesso. Focar nas análises das necessidades e desejos dos clientes. E então, detectar as tendências e associá-las aos objetivos de seus clientes, promovendo seus produtos e serviços. Não há uma receita de bolo e nem uma garantia de que seus resultados serão satisfatórios, porém as boas práticas de BI reduzem os erros e possibilitam conhecer os padrões comportamentais dos clientes, o que é determinante na oferta de um produto.
A evolução da Internet mudou tudo. Se até então a aplicação deste conceito era a de levar informação a poucos colaboradores selecionados de uma empresa, para que fizessem uso em suas decisões. Hoje, a rede permite disponibilizar soluções de BI para um número maior de pessoas e passou a ser tratado como uma aplicação estratégica integrada, estando disponível através estações de trabalho e nos servidores da empresa
Business Intelligence Framework
Comments