AULA #08 | E.R.P - Seus principais módulos
Os módulos são, basicamente, agrupamentos de funcionalidades que criam sequências lógicas de atividades, processamento e armazenamento de dados. E o caráter modular dos softwares de gestão empresarial (ERP) reflete duas visões: por departamento e por segmento.
Visão departamental
Nesta visão, quando nos referimos aos módulos de ERP, estamos falando dos departamentos de uma empresa que são abarcados. Assim, há os módulos contábeis, de finanças, de compras, de vendas, de faturamento, e assim por diante.
Na prática, quando o módulo do ERP é departamental, todos os processos de uma única área dentro da empresa estão alocados dentro de uma única tela. Isso facilita bastante o dia a dia dos usuários e também ajuda os gestores a terem maior controle das atividades realizadas no sistema.
Outro ponto interessante é o controle da informação. Com este caráter modular por departamento, é possível evitar que profissionais de outros departamentos acessem funcionalidades de folha de pagamentos (que são de responsabilidade do RH), por exemplo. Somente os usuários autorizados têm acesso ao módulo.
Visão por segmento
Seguindo a mesma lógica, é possível que o fabricante de ERP também crie módulos específicos para cada tipo de empresa. Isso porque cada segmento de mercado possui as suas especificidades e necessidades. Uma empresa de varejo tem processos e precisará de funcionalidades muito diferentes de uma seguradora. Veremos agora os três principais tipos que podem ser encontrados dentro de um ERP: operacionais, táticos e estratégicos.
Módulos operacionais
Os módulos operacionais são aqueles que fazem parte das operações das empresas, de suas atividades rotineiras. Eles variam conforme o segmento de atuação de cada negócio. Os mais comuns são: Armazenagem e distribuição; Estoque; Contabilidade; Custos; Financeiro; Faturamento; Planejamento e controle de orçamentário; Frotas; Contratos; Livros fiscais; Qualidade; Planejamento e controle de produção; Recursos humanos.
Módulos táticos
Os módulos táticos, também chamados de verticais, são aqueles de setores específicos de mercado. Os mais comuns são: Automação comercial; Comércio exterior; Gestão de acervos; Plano de saúde; Gestão educacional; Gestão de transportadora.
Módulos estratégicos
Os módulos táticos, são aqueles que abarcam as funcionalidades que auxiliam nas questões de inteligência do negócio. Alguns deles são: Gestão do relacionamento com os clientes; Gestão de processos; Gestão de indicadores; Gestão da cadeia de suprimentos; Gestão do conhecimento; Gestão do tempo.
Um exemplo de como os módulos de E.R.P estão interligados e trabalham juntos para melhor processamento de dados
![](https://static.wixstatic.com/media/b5098a_d7484eb7b39b4f9c952ff593f6ae0a94~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_699,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/b5098a_d7484eb7b39b4f9c952ff593f6ae0a94~mv2.jpg)